40 anos de carreira

Data de Publicação: 1 de agosto de 2020 19:07:00 CURRÍCULO COMPLETO - Trabalhos em agências, instituições, órgãos públicos/privados, políticos, profissionais liberais e esportistas.

Compartilhe este conteúdo:

 

A experiência é um grande farol em nossa vida profissional. Mas essa luz só ilumina o caminho já percorrido mostrando realizações. Para seguir em frente é preciso ousadia, disposição e desprendimento.
 

 

ELOY DE OLIVEIRA

Telefone: (15) 99180-6246 / E-mail: eloydeoliveira@gmail.com / Site: https://eloydeoliveira.com.br

 

 

OBJETIVO PRETENDIDO

___________________________________________________________________________________________________________

ATUAR COM COMUNICAÇÃO, GERANDO CONTEÚDOS, FAZENDO GESTÃO OU DIRIGINDO EQUIPES

 

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

____________________________________________________________________________________________________________

Profissional formado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo, atuando há quase 40 anos, e em Gestão de Marketing, com especialização em Comunicação Integrada, com seis anos de atividades, tendo realizado trabalhos em jornal, revista, boletim, rádio, tevê, portal de internet, revistas eletrônicas, rede social e mídias alternativas, como o Jornal do Elevador.

Atuação também como assessor de imprensa, consultor corporativo e de marketing para políticos e instituições ligadas à administração pública, com expertise na preparação de candidaturas a cargos eletivos, coordenação de campanhas eleitorais e auxílio na estruturação de mandatos. Já atuou com candidatos que vão de vereador a presidente da República, com passagens por 18 dos 35 partidos registrados hoje no Brasil. Os principais foram: DEM, PSDB, PTB, PSD, PT, MDB, PSC, PDT, PSB e PP. Atuou ainda com agências de publicidade, agências de comunicação, instituições e órgãos públicos e privados, profissionais liberais e esportistas.

Especializado em Gestão de Crises com a Imprensa, com atuações em casos emblemáticos envolvendo o Poder Público e de grande repercussão na mídia nacional, como o escândalo dos contratos de merenda escolar da Prefeitura de São Paulo e a morte do sequestrador do empresário Sílvio Santos em um dos principais presídios paulistas.

Como comunicador e marqueteiro, ainda adquiriu amplos conhecimentos em campanhas eleitorais, tendo realizado oito para prefeito ao mesmo tempo em 2012, uma em 2016 e uma em 2020; além de assessoria e marketing políticos e construção, consolidação e manutenção de imagem pública.

Principais diferenciais: profissional cooperativo, participativo e cauteloso, que trabalha em equipe, é integrador, descentralizador, conectado em rede e intuitivo, com muitos insights nas áreas de jornalismo e de marketing, como a criação de um projeto chamado “Recupera Sorocaba” quando no comando da Secretaria de Comunicação e Eventos da Prefeitura, que concentrava serviços de manutenção em uma região de cada vez e alavancou a popularidade do prefeito de 5,1% para 13,4% durante a sua realização.

Importante: produz textos com rapidez, diversidade e contextualização. Possui bons contatos na área e não se incomoda de mudar de cidade e nem de fazer viagens.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

___________________________________________________________________________________________________________

Pós-graduado em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada. Unicid, conclusão em 2015.

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo. PUC-Campinas, conclusão em 1985.

 

PRINCIPAIS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

___________________________________________________________________________________________________________

Jornal impresso

1996 – 2020 – Jornal Taperá, em Salto

Cargo: articulista, editor de revista e gestor da edição Indaiatuba do Jornal Taperá

Principais atividades: Responde pelos artigos de fundo desde fevereiro de 1996. Também foi pauteiro geral entre 1996 e 2002. Comandou a implantação da edição de Indaiatuba do jornal em abril de 2014. Com sede em Salto, o jornal já circulava em Itu. A unidade de Indaiatuba era totalmente autônoma. Em Indaiatuba, o jornal recebeu votos de congratulações da Câmara tanto da bancada da situação quanto do Bloco de Oposição pela postura política independente. Mesmo sendo de outra cidade, deu em primeira mão diversas notícias, como o bloqueio dos bens do prefeito e o primeiro caso de morte por dengue.

Editor da Revista Taperá, publicação bimensal de variedades, entre 2014 e 2015.

 

Outras experiências no segmento

2005-2007 – Rede Bom Dia de Jornais, em Sorocaba

Cargo: Editor de política, economia, agronegócios e opinião.

Principais atividades: Fazia a coordenação diária de equipes de repórteres nas editorias pelas quais respondia, desde a concepção da pauta, produção e finalização das reportagens, até a edição dos textos. Era responsável ainda pela edição da capa do jornal nos finais de semana.

 

1998-2002 – Gazeta Mercantil, em Sorocaba e em São Paulo

Cargo: Correspondente em Sorocaba e depois repórter de agronegócios e bolsas de valores dos mercados internacionais em São Paulo.

Principais atividades: Em Sorocaba, acompanhava diariamente os assuntos da cidade-sede e de 70 cidades da região, desde a sugestão de pauta até elaboração do texto final. Também fazia fotos. Além de produzir reportagens e cadernos especiais comemorativos. Como destaque no período, conquistou o Prêmio Yara de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre Recursos Hídricos Gerenciados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que foram publicadas em dez cadernos especiais em 2000.

Em São Paulo, produzia reportagens sobre agronegócios, focadas principalmente na região de Sorocaba, e acompanhava o fechamento diário das bolsas dos principais mercados mundiais.

 

1995-1998 – Jornal Correio Popular, de Campinas

Cargo: Editor de política e colunista político

Principais atividades: Respondia pela pauta e edição diária do noticiário de política de Campinas, da região metropolitana, do Estado e do país. Comandava uma equipe de dois repórteres. Escrevia a coluna política "Xeque Mate". Principal ação durante o período foi a denúncia de que a Prefeitura de Campinas, na gestão do ex-prefeito Chico Amaral (MDB), havia combinado uma licitação para que a agência responsável pela sua campanha eleitoral ganhasse. A divulgação provocou a demissão do secretário de Administração.

Também nesse período recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre as Comunidades Carentes de Campinas, em 1997.

Nos finais de semana, editava cidades e geral em sistema de plantão.

 

1987-1988 – Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba

Cargo: Repórter e colunista político

Principais atividades: Responsável por textos diários nas editorias de política e a coluna política Informação Livre, além de economia, geral, região e polícia, produzidos a partir de pautas da chefia de reportagem e de sugestões próprias. Amplos conhecimentos nas áreas atendidas. Em 2011, cobriu férias nas áreas de polícia e geral por três meses.

 

1988-1995 – Folha de São Paulo, em São Paulo e em Campinas

Cargo: Repórter de educação, editor regional e colunista político

Principais atividades: Na primeira fase, em São Paulo, cumpria pautas de educação. Com a regionalização criada pelo jornal na década de 90, optou por se mudar para Campinas e ajudou a conduzir o processo do caderno regional. Começou como repórter de Esportes, cuidando de 25% dos times que atuavam no Campeonato Paulista da época, com sedes em Campinas, Mogi Mirim, Bragança Paulista, Limeira e Araras. Depois, passou a repórter de Política, assinando a coluna política "Painel". Por fim, tornou-se editor regional, função na qual elaborava pauta, acompanhava a produção e edição dos textos das áreas de política, economia, geral, esportes e variedades. Destaque do período foi a denúncia de que a Clínica Signorelli havia trazido um médico russo para operar sem autorização dos órgãos oficiais. A divulgação fez com que a clínica suspendesse as cirurgias.

Encarregado da pauta e edição de cadernos especiais.

 

Ainda trabalhou nos jornais

O Trabalhador, onde começou (Salto), Gazeta Política (Salto), Periscópio e Jornal de Itu (Itu), Diário do Povo (Campinas), Jornal de Jundiaí (Jundiaí) e Todo Dia (Americana).

 

Jornal impresso de empresa

2011 – 2014 – Boletim Informativo Grupo Base, em Salto

Cargo: Jornalista responsável

Principais atividades: Participava do conselho editorial junto com a diretoria e membros da comunicação interna. Organizava reuniões para definição das pautas e edições especiais. Fazia as entrevistas, produzia os textos e fotos e editava a publicação. Coordenava a distribuição dentro das empresas do grupo e para clientes comerciais.

 

Outras experiências no segmento

1997 - 2000 – Jornal Caminhar Vicentino, em Salto

Cargo: Jornalista responsável.

Principais atividades: Integrava o comitê de comunicação responsável pela edição, que era formado por membros do Conselho Particular Nossa Senhora do Monte Serrat da Sociedade São Vicente de Paulo. Coordenava a elaboração de pautas e a realização das entrevistas, reportagens e fotos, bem como a diagramação e impressão.

 

Ainda produziu os jornais

O Estopim (Sindicato da Construção Civil de Salto), Compuway News (Escola Cedetec/Compuway), Mulher Tucana (Secretariado Estadual de Mulheres Tucanas de São Paulo), Softway News (Softway/Softcomex de Informação e Tecnologia em Comércio Exterior), Votorantim Para Todos (Prefeitura de Votorantim) e Governo Geremias (Prefeitura de Piedade).

 

Revista

2000-2002 – Cozinha Industrial, em São Paulo

Cargo: Repórter, publicitário e contato comercial.

Principais atividades: Atuava no segmento de alimentação escolar dentro da redação. Sugeria pautas, apurava pautas definidas pela direção, fazia entrevistas e produzia os textos. Acompanhava empresas do interior ligadas à área. Fazia também informes publicitários e anúncios dessas empresas.

 

Outras experiências no segmento

2014-2015 – Revista Taperá, em Salto

Cargo: Editor de fechamento.

Principais atividades: Responsável pela edição, coordenava a produção de todas as reportagens atuando com dois repórteres, um editor e um diagramador apenas. Pautava, fazia entrevistas e editava dando o texto final da revista. Produzia ainda as entrevistas e os textos finais das capas e das reportagens especiais de cada edição. A publicação saía integrada ao jornal de mesmo nome como uma revista de variedades.

 

Ainda trabalhou nas revistas

Acso (Associação Comercial de Sorocaba), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – regional Indaiatuba) e New’s (revista do Grupo Wilson, Sons, de Londres, Inglaterra, voltado à navegação de cabotagem, administração de portos e estaleiros), em Campinas.

 

Tevê

1998-1999 – TV Globo, em Sorocaba

Cargo: Repórter-produtor na TV Aliança Paulista, depois Aliança e agora TV TEM

Principais atividades: Sugeria pautas, apurava, fazia entrevistas e preparava briefings para a reportagem. Atendia telespectadores, redigindo perguntas e passando deixas para os apresentadores ao vivo. Também tinha funções além da área, como fazer decupagens de matérias brutas, produzir cabeças de reportagens, chamadas e escaladas. Redigia textos para notas pé, notas cobertas e notas peladas.

Responsável por reportagens como narrador, gravações de sonoras e pré-edição, onde fazia as indicações e marcações para o fechamento.

 

Ainda trabalhou na tevê

Convenção (Itu) e produziu o programa de tevê Acontece com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e a advogada Maria Cássia Oliveira Vieira, que era exibido na TV Com (Sorocaba).

 

Rádio

1986 – Rádio Jovem Pan, em São Paulo

Cargo: Repórter-produtor em cobertura de férias

Principais atividades: Elaborava boletins noticiosos e preparava pautas. Também auxiliava na produção de reportagens com rádio escuta e pesquisa.

 

Outras experiências no segmento

1986-1988 – Rádio Convenção, em Itu

Cargo: Correspondente em Indaiatuba e repórter de polícia em Itu

Principais atividades: Elaborava boletins noticiosos de hora em hora sobre todos os assuntos que ocorriam em Indaiatuba, além de reportagens especiais. Em Itu, preparava pautas e fazia reportagens setorizadas de polícia local e regional.

 

Ainda trabalhou na rádio

FM 90, quando ela ainda se chamava Pioneira (Salto).

 

Agência

2011 - 2014 – Zoom Foccus Comunicação, em Sorocaba

Cargo: Jornalista e publicitário

Principais atividades: Fazia briefings, programava e realizava eventos e visitas a clientes.

Elaborava textos para jornais de empresas, para anúncios de jornal, rádio e tevê e para folders, cartazes, banners, faixas, boletins, revistas, e-mail-marketing e internet. Também atuava na produção e gestão de materiais para redes sociais.

 

Outras experiências no segmento

2011-2012 – Lexus Comunicação, em Sorocaba

Cargo: Gestor de conta com atendimento na área político-eleitoral

Principais atividades: Coordenava campanhas eleitorais e dava apoio estratégico para políticos. Prestava assessoria para empresas, instituições e entidades. Produzia textos para jornal, rádio e TV e para folders, cartazes, banners, faixas, boletins, revistas, e-mail marketing e internet. Atuava no núcleo de jornalismo para a área de redes sociais.

 

2004-2005 – Canal Comunicação e Assessoria de Imprensa, em Campinas

Cargo: Jornalista e publicitário

Principais atividades: Organizava eventos, feiras e workshops em Campinas e em São Paulo. Produzia textos para jornal, rádio e TV e para folders, boletins, revistas e internet. Assessorava clientes internacionais na área de exportação e atuava ainda na produção e gestão de redes sociais. Atendeu clientes de porte como Correios, Feira Transnacional, Brasiliense, Portes Trading, Alfândega, Global Leges e Cia da Escola.

 

Ainda trabalhou nas agências

Verniê Negócios (Salto), Finch Marketing (Indaiatuba), Expotec (Sorocaba), Zero Quinze (Sorocaba), Click Notícia (Sorocaba), Q Notícia (Sorocaba) e CM Comunicação (Sorocaba).

 

Internet

2013-2014 – Portal IG Paulista, em Campinas

Cargo: Correspondente na região de Sorocaba

Principais atividades: Acompanhava diariamente todos os assuntos envolvendo 79 cidades da região administrativa de Sorocaba. Produzia notas e reportagens, nas quais abordava de assuntos policiais a políticos, passando por esporte, saúde, cidades, curiosidades, economia, tecnologia, recursos humanos e cultura, artes e variedades.

Também fazia fotos, entrevistas e reportagens especiais.

 

Outras experiências no segmento

2000-2006 – Portal Cosmo Networks, em Campinas

Cargo: Correspondente na região de Sorocaba

Principais atividades: Produzia três reportagens diárias sobre todos os assuntos envolvendo 78 cidades da região de Sorocaba. Acompanhava o dia a dia de Sorocaba e das demais cidades. Uma das reportagens sobre a morte de um homem engasgado com um pedaço de carne rendeu o segundo maior número de page views do portal em toda a sua história.

Também fazia fotos, entrevistas e reportagens especiais.

 

2011 - 2012 – Portal Circuito On Line, em Salto

Cargo: Articulista

Principais atividades: Fazia artigos de fundo semanais sobre política, economia e assuntos administrativos municipais.

 

2010 – Portal O Trampolim, em Salto

Cargo: Articulista

Principais atividades: Fazia artigos de fundo semanais sobre a política saltense.

 

2002 - 2003 – Revista BigBiz, em Campinas

Cargo: Correspondente na região de Sorocaba

Principais atividades: Fazia reportagens sobre economia e política com cobertura semanal.

Também fazia fotos e reportagens especiais.

A revista BigBiz foi uma publicação restrita à internet.

 

Ainda trabalhou em internet

Portal Entrelinhas (Botucatu).

 

Assessoria, consultoria e gestão para empresas, órgãos públicos e instituições

1998-2009 – Gestor de comunicação e de crise no Grupo JLJ Empresas, de Salto

Cargo: Coordenador de comunicação.

Principais atividades: Trabalhava ligado diretamente à diretoria. Coordenava o contato com a imprensa e cuidava da comunicação interna e da comunicação eletrônica e institucional de todas as 16 empresas JLJ, cujo leque de atuação se subdividia à época em oito segmentos na área de prestação de serviços. Integrou também a coordenação do comitê de crise em uma das maiores dificuldades do Grupo com a imprensa, quando o Ministério Público paulista colocou sob suspeita todos os contratos firmados pela Prefeitura de São Paulo para fornecimento de merenda escolar, que era a atividade-mãe da corporação. Assessorou ainda a diretoria em projetos especiais, como o lançamento do primeiro carro chinês comercializado pelo Grupo no Brasil e no projeto de divulgação do time de vôlei masculino patrocinado pela corporação, um dos quatro melhores do Estado, com 12 títulos em três anos de existência.

 

Outras experiências no segmento

2002-2005, 2007-2009 e 2017-2019 – Prefeitura de Sorocaba

Cargo: Assessor, diretor e secretário de Comunicação e Eventos.

Principais atividades: Nas três primeiras fases, entre 2002 e 2005, acompanhou de forma intercalada as realizações do gabinete do prefeito e das secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Administração, Meio Ambiente, Edificações e Urbanismo, Obras e Serviços Públicos e produziu releases diários, além de responder aos questionamentos da imprensa nessas áreas e acompanhar os respectivos prefeito e secretários durante a participação deles em entrevistas, eventos e viagens.

Também respondeu pela elaboração de materiais especiais para divulgação de grandes projetos, iniciativas ou participação da Prefeitura em promoções locais.

Foi responsável ainda pela implantação e consolidação de uma ação de comunicação e marketing intitulada “Sorocaba Agora”, informativo usado em todos os elevadores dos prédios públicos da administração e nos principais balcões de atendimento ao público.

Quarto secretário de Comunicação da história de Sorocaba, idealizou, criou e implantou mais de 30 projetos na área, com destaque para criação do concurso anual “Canta Servidor”, das edições on-line e diária do jornal oficial do município, do slogan do governo “Muito Mais Por Sorocaba”, dos programas “Recupera Sorocaba”, “Fala Bairro” e “Café com a Imprensa”; da conquista da Certificação Ancine que tornou Sorocaba a primeira Prefeitura do Brasil a poder produzir filmes, sem contar com uma produtora comercial; da reformulação do portal oficial da administração, da implantação da intranet, da TV Indoor e dos projetos de inclusão social e de acessibilidade “Pracegover”, “Interprete de Libras”, “Workshop de Fotografia para Pessoas com Deficiência” e a “Caminhada da Inclusão”.

 

Ainda trabalhou no segmento

Indústria de Papel e Celulose (Salto); Walter do Brasil (Sorocaba); Embrasa S/A Alimentação e Serviços (São Paulo); Fiat Applàuso (Tatuí); Coan Pampas (Tietê); Grupo Base (Salto); Sistal Alimentação de Coletividade (São Paulo); A & B Editores Associados (São Paulo); Vital Alimentação (São Paulo); La Rondine (Hortolândia); SP Alimentação (São Paulo); Sociedade São Vicente de Paulo, Instituto de Desenvolvimento Regional do Turismo, Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Salto e Sindicato da Construção Civil (Salto); Colégio Externato Sagrada Família (Salto); Fiesp (Indaiatuba); Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região (Sorocaba); advogado Sérgio Pannunzio (Tietê); atletas de corrida pedestre (Salto e Indaiatuba); boxeadores (Itu); clubes de futebol amadores (Salto).

 

Assessoria de comunicação e consultoria de marketing para políticos

2016-2017 – Vereador José Crespo, em Sorocaba

Cargo: Assessor de comunicação e marketing e chefe de gabinete.

Principais atividades: Contratado para cuidar da comunicação do vereador José Crespo, líder do DEM na Câmara de Sorocaba, e preparar a campanha de reeleição, passou a cuidar também da imagem pública devido aos conhecimentos na área. Em seu segundo mandato, o vereador integrava coligação de 13 partidos construída em torno do nome do ex-prefeito de Sorocaba Renato Amary (MDB). Devido a um número grande de processos que enfrentava e, na dúvida se não seria prejudicado na reta final da campanha, Amary escolheu o vereador Crespo para ser o candidato a prefeito em seu lugar. A partir disso, passou a integrar a coordenação da campanha, ajudando a definir e a produzir os programas de tevê, os textos dos panfletos e a organização da agenda, além de cuidar da comunicação com a imprensa, produzir artigos, interpretar pesquisas de opinião e preparar o candidato para debates, entrevistas e encontros com número mais elevado de pessoas. Com a eleição conquistada, chefiou o gabinete do vereador para que ele montasse o novo governo.

 

Outras experiências no segmento

2012-2013 – Vereador em Sorocaba Waldomiro de Freitas

Cargo: Assessor de comunicação e marketing político.

Principais atividades: Responsável pela comunicação com a imprensa do mandato do vereador Waldomiro de Freitas (PSD), que foi o líder do governo na Câmara. Elaborava releases, fazia fotos, marcava entrevistas, sugeria pautas para os setoristas da Câmara e acompanhava o vereador em visitas a bairros, a órgãos públicos e a eleitores.

Cuidava ainda da imagem pública do vereador, produzindo material de resposta a críticas da imprensa e de outras autoridades e produzia boletins informativos.

 

2011-2012 – Vereador em Sorocaba Helio Godoy

Cargo: Assessor de comunicação e marketing político.

Principais atividades: Encarregado da comunicação do mandato do vereador mais votado da cidade para o exercício de 2013 a 2016. Elaborava pautas, produzia releases, mantinha contato com a imprensa. Alimentava redes sociais do vereador, sites do partido e dos partidos aliados e da Câmara. Elaborava a agenda diária, marcava entrevistas em emissoras de rádio e tevê e jornais e fazia assessoria política no contato com os eleitores e com a base eleitoral do vereador, além de visitas aos eleitores acompanhando o vereador.

 

2011-2012 – Campanha do candidato a prefeito Oswaldo Sonsini Jr, em Itu

Cargo: Assessor na área político-eleitoral.

Principais atividades: Trabalhou na área de produção de material de comunicação e marketing para campanha de Oswaldo Sonsini Jr (MDB). Elaborava textos para folders, banners, santinhos, faixas, bandeiras e cavaletes. Atuou na campanha digital com divulgação pela internet, site, facebook e twitter. Ajudou na definição do tema de campanha.

 

2011-2012 – Prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta

Cargo: Assessor na área político-eleitoral.

Principais atividades: Trabalhou na campanha pela reeleição do prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta (PT). Elaborava textos para os materiais de campanha, como folders, banners, santinhos, faixas, bandeiras, cavaletes e mensagens pela internet. Alimentava o site, o facebook e o twitter do candidato. Fazia o contato com os fornecedores, a contratação de produção do material, coordenava a distribuição aos candidatos a vereador e comandava a equipe de comunicação de Votorantim com oito integrantes como subcoordenador geral. Ajudou na definição do tema de campanha e nas músicas de resposta aos ataques dos adversários, bem como na sua elaboração e execução.

 

2009-2011 – Deputado federal Renato Amary, em Sorocaba e em Brasília

Cargo: Assessor de comunicação estratégica.

Principais atividades: Integrou a campanha à reeleição do deputado federal Renato Amary, quarto mais bem votado do Estado, produzindo textos para a imprensa e para anúncios e todos os outros materiais de campanha, como folders, banners, cavaletes, bandeiras e faixas. Atuou na definição do tema musical e na definição da estratégia de divulgação da candidatura. Elaborou agenda diária, material institucional e de abastecimento de sites. Respondeu ainda pelo contato com a imprensa (fornecimento de respostas aos questionamentos, redação de artigos, agendamento de entrevistas e produção de fotos).

 

2003-2004 – Campanha do candidato a prefeito Hamilton Silveira, de Salto

Cargo: Assessor de comunicação e marketing.

Principais atividades: Elaborou parte do plano de governo do candidato, o advogado Hamilton Renê Silveira (PSC), que disputou a eleição de 2004 em Salto, interior de São Paulo. Respondeu pela organização de eventos de campanha, contatos políticos e programação visual. Atuou também no contato com a imprensa, produção de folheteria e na preparação do candidato para participação em entrevistas e debates e na realização de discursos.

 

2002-2004 e em 2014-2016 – Deputada estadual Maria Lúcia Amary, em Sorocaba e em São Paulo

Cargo: Assessor de comunicação e marketing e chefe de gabinete.

Principais atividades: Participou ativamente da campanha eleitoral de 2002, produzindo textos para a imprensa e para anúncios, folders, banners, bandeiras e faixas. Atuou na definição do tema musical, na estratégia de abordagem ao eleitor e no suporte de pesquisa sobre a base eleitoral. Elaborou a agenda diária da candidata, material institucional e de abastecimento de site sobre as principais propostas defendidas.

Externamente, respondeu pelo contato com a imprensa (fornecimento de respostas aos questionamentos, redação de artigos, agendamento de entrevistas e produção de fotos).

Após a eleição, tornou-se chefe de gabinete e comandou equipe de 16 assessores diretos e outros oito indiretos no suporte ao mandato, criando um programa operacional de computador para gerenciar as atividades, que permitia à deputada acompanhar tudo o que se passava em seu gabinete por meio de relatórios diários no computador.

Entre 2014 e 2016, implantou estratégias de reposicionamento nas redes sociais e de blindagem da imagem, a partir da eleição da deputada para a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa, tendo conseguido viralizações como a do Plano Real, com 9.731.473 pessoas alcançadas, 72.470 curtidas, 72.077 compartilhamentos e 5,7 mil comentários.

 

Ainda fez assessoria de comunicação e consultoria de marketing para os políticos

Ex-vereador José Carlos Silvestre (PTB), em Salto; ex-vereadores Biléo Soares (PSDB) e Luciano Zica (PT), em Campinas; ex-vereador Gabriel Bitencourt (PT), em Sorocaba; ex-prefeito de Indaiatuba Flávio Tonin (MDB); prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP); deputada estadual Célia Leão (PSDB), de Campinas; ex-governador e ex-candidato a presidente da República Geraldo Alckmin (PSDB); deputados federais Carlos Sampaio (PSDB), de Campinas, e Jefferson Campos (PSB), de Sorocaba.

 

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS

___________________________________________________________________________________________________________

Missão Covid

Como autor do livro “Crônicas de Quarentena”, editado pelo Clube de Autores, cedi os direitos de publicação e venda em favor do projeto “Missão Covid”, uma plataforma criada para unir pacientes e médicos por meio da telemedicina (ligação por vídeo) para combater a doença provocada pelo novo coronavírus, principalmente para as pessoas que não dispõem de plano de saúde no momento. A iniciativa foi tomada em conjunto com os demais autores dessa coletânea das 40 melhores crônicas sobre como enfrentar a pandemia, escolhidas em um concurso literário promovido pelo Clube de Autores em abril de 2020.

 

Almoço no Colégio

Como jornalista, fiz a divulgação na microrregião de Salto de um trabalho social, realizado por estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Sagrada Família, mantida pelo Instituto das Filhas de São José, em Salto, em 2005, que visou reunir extraclasse todas as pessoas em situação de rua de Salto para um almoço de acolhimento.

Em princípio, a ideia era promover apenas o almoço e um bate-papo, coordenado pelo professor de sociologia Eduardo Benedito da Silva Ferreira, conhecido como Moreno, sobre a vida dessas pessoas, para que elas pudessem ter noção de que poderiam deixar aquela vida que levavam. mas o trabalho acabou envolvendo também a doação de cobertores e roupas, além de marmitas com o que sobrou da refeição.

O mais interessante do projeto, para os alunos e para o professor, foi conhecerem as histórias de vida de cada uma das 20 pessoas que participaram do almoço como convidadas. Elas se sentiram importantes, pois no dia a dia ninguém prestava atenção na presença delas e nem na sua situação. O almoço aproximou os alunos da realidade dessas pessoas e gerou trabalhos que trataram do problema e ainda do preconceito.

A Escola Sagrada Família é particular e reúne, em geral, famílias com mais recursos financeiros que a maioria da cidade. No almoço, essa situação foi totalmente esquecida. Além de o colégio se transformar em um ponto de encontro de pessoas maltrapilhas, se juntaram a eles, os alunos, o professor Moreno, os pais dos estudantes e alguns voluntários, que ajudaram a elaborar o almoço e as marmitas doadas.

Na avaliação final do trabalho, os alunos e o professor concluíram que era necessário realizar outras iniciativas como aquela, pois o número de pessoas em situação de rua só aumentava e a abordagem não fora eficiente ao ponto de trazer para o almoço todos os que viviam nessa condição. Mas a edição de 2005 foi a única na história do colégio.

 

Divulgação turística

Em 1998, o Inder (Instituto de Desenvolvimento Regional), criado pelo então vereador em Salto Geraldo Garcia, que já havia sido secretário de Esportes, Cultura e Turismo da cidade entre 1989 e 1992, se juntou ao Sebrae-SP para colocar em prática a criação de um Polo Turístico Regional, reunindo os municípios de Salto, Itu, Porto Feliz, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, no vale médio do rio Tietê.

Sem recursos para bancar uma assessoria imprensa que fizesse a divulgação adequada da proposta, o presidente do Inder, Carlos Pasti, e o criador do órgão, sugeriram e eu aceitei fazer o trabalho de graça. A iniciativa consistiu na produção de um jornal intitulado “Acesso News” e nos contatos com a imprensa, que viabilizaram primeiro o interesse pelo projeto e depois entrevistas dos envolvidos e de seus apoiadores.

A proposta de criar um polo regional se baseava na tese de mestrado defendida pelo próprio idealizador do Inder. Ele descobriu um elo comum entre os pequenos núcleos que atuavam isoladamente nas seis cidades: todos eles funcionavam a partir de mínimas adaptações dos recursos naturais, mas não conseguiam ir além por conta das limitações dessa condição, o que poderia ser ampliado enormemente com o polo.

A iniciativa ganhou o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, cujo representante, engenheiro Paulo Ronchi, diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional de Sorocaba, à época, assinou um termo de cooperação técnica em março de 1999 e se comprometeu, por meio dele, a ceder engenheiros agrônomos para o trabalho de campo, previsto para ser realizado em cinco etapas.

O projeto acabou não sendo colocado totalmente em prática devido a contingentes políticos envolvidos, mas boa parte dele aconteceu e hoje a região compreendida pelos municípios que comporiam o Polo Turístico Regional está muito mais desenvolvida. Salto, a cidade-mãe dessa proposta, se tornou estância turística há 20 anos, em agosto de 1999, pouco depois dessa iniciativa e até hoje é um local de grande atração.

 

CURSOS AFINS

___________________________________________________________________________________________________________

Curso de escrita criativa. Navega Rotas Criativas (2020)

Curso de Fotografia Básica. Facens (2020)

Curso blog do seu negócio. Alura Cursos Online de Tecnologia (2019)

Curso de oratória e comunicação empresarial. Óh Quem Fala (2019)

Curso de twitter e visibilidade. Alura Cursos Online de Tecnologia (2018)

Curso de interpretação do Portal Transparência. Prefeitura de Sorocaba (2017)

Curso de métrica em redes sociais. Comunique-se (2015).

Curso de Roteiro & Dramaturgia. Grupo Teatro Estrada (2015)

Curso de geração de conteúdo para redes sociais. Comunique-se (2014).

Curso de especialização em redes sociais. Comunique-se (2013).

Curso de trabalho legislativo. Câmara de Vereadores de Sorocaba (2013).

Curso de atualização em português. Comunique-se (2012).

Curso de jornalismo 2.0. Comunique-se (2011)

Curso complementar da nova ortografia. Comunique-se (2010)

Curso especialização em gerenciamento de crises com a imprensa. Comunique-se (2009)

Curso de assessoria de imprensa. Comunique-se (2005)

Curso sobre emendas ao plano plurianual 2004/2007. Câmara de Sorocaba (2003)

Curso de atualização em português. Cruzeiro do Sul/Assembleia/ ASK (2003, 1994 e 1988)

Curso de roteiro avançado para cinema e tevê. Oficina de Cinema/Escola de Cine e TV (1999)

Curso de roteiro para cinema e tevê. Oficina de Cinema/Escola de Cine e TV (1999)

Inglês básico (conversação e leitura). CCAA Salto (1989)

Curso de jornalismo em revistas. Editora Abril (1986).

Domínio do pacote Office (Word, Excel, Power Point e Outlook). Salto

 

PRINCIPAIS PREMIAÇÕES

___________________________________________________________________________________________________________

Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre as Comunidades Carentes de Campinas, com o jornal Correio Popular, em 1997.

Ganhador do Prêmio Yara de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre Recursos Hídricos Gerenciados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com o jornal Gazeta Mercantil, em 2000.

 

 

Anote isto

As pretensões salariais poderão ser negociadas diretamente na entrevista após se verificar o trabalho que terá de ser realizado.

Imagem da Galeria Comunicação faz parte de qualquer estratégia vencedora
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br