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4 regras para anúncio político no facebook
Data de Publicação: 2 de outubro de 2020 19:17:00 Rede social fixa normas para garantir igualdade de condições e também para evitar fake news, comuns nessa época.
SEM TEMPO? ENTÃO VEJA O RESUMO
Facebook está dando dor de cabeça para candidatos e assessores, mas basta seguir as regras. Conheça o que fazer e como fazer para não perder tempo na campanha. Anúncios na rede social são um diferencial hoje.
Tenho ouvido de candidatos e de assessores que o facebook tem rejeitado os anúncios que eles estão tentando colocar. Aí eles perguntam: Não está permitido nesta eleição? Não é para todo mundo? Sim, está permitido e é para todo mundo. Mas é necessário atender quatro regras fixadas pela rede social.
Sem elas, todos os anúncios serão rejeitados e o candidato estará perdendo terreno nessa campanha, que é tão curta que não dá tempo para esperar. E mais: as regras, que passaram a valer em agosto deste ano, devem ser respeitadas por políticos candidatos, políticos com mandato, assessores e quem falar de política.
A ideia de se ter essas regras é disciplinar o uso da rede social para que ninguém leve vantagem por ter mais dinheiro ou por estar mais habituado ao uso. É claro que usuários antigos terão mais facilidade, mas os novos podem se igualar rapidamente. Outra coisa: é responsabilizar autores para evitar fake news.
A primeira regra é a seguinte: o interessado no anúncio precisa fazer a verificação da sua conta. O que é isto? É informar ao facebook que a sua conta pertence a alguém real e que mora no Brasil. Não dá para operar uma conta do exterior para a publicação de anúncios eleitorais aqui. É só apresentar os documentos.
A segunda regra: o interessado precisa criar um rótulo de anúncio. Trata-se da identificação do tipo de anúncio que será feito e que será mostrado aos internautas. Esse rótulo pode ser um “pago por fulano” ou “propaganda eleitoral”, que é mais direto. O rótulo vai aparecer para quem ver o anúncio não se iludir.
A terceira regra é a seguinte: tem de vincular o rótulo criado a uma conta que será usada especificamente para anúncios políticos. Essa conta ou página deverá usar o CNPJ da campanha. Não é possível fazer anúncios por meio de um perfil pessoal. O facebook só aceita páginas para a divulgação de anúncios.
A quarta e última regra é a criação de uma categoria para os anúncios que serão criados. Isto é o mesmo que dizer para o facebook que aquele anúncio deverá ser vinculado naquela conta e com aquele rótulo e que você é o responsável pelo anúncio, o que significa responder judicialmente por isso.
Todas as regras são operadas na área de configurações do facebook. Basta entrar nessa área à direita da página e seguir os passos. Não é difícil de configurar e nem exige que o responsável seja algum especialista. Mas, se a sua campanha tiver alguém só para isso, é melhor. Rede social é fundamental na campanha.
Não use sua página ou seus anúncios para divulgar fake news nem para denegrir seus adversários. Toda vez que você faz isto, está incorrendo em crime e responderá por tal ação e o pior de tudo: estará divulgando o seu adversário. É melhor divulgar a sua campanha, o seu nome e as suas propostas. Não esqueça disso.
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