4 dicas para se diferenciar nos ebooks

16 de abril de 2021

4 dicas para se diferenciar nos ebooks

Data de Publicação: 16 de abril de 2021 15:01:00 PAPO COM O ESCRITOR - Tipo de publicação de livros é a tendência do momento e oferece muitas oportunidades para os escritores.

Compartilhe este conteúdo:

 

Mais importante do que publicar o livro, agora é a sua divulgação e a consequente venda para notabilizar o autor e a história.

 

 

O escritor que almeja boas vendas e uma repercussão maior com seus escritos precisa prestar atenção ao mercado de ebooks.

Enquanto a maioria das atividades econômicas foi afetada pela pandemia, esse setor experimentou um movimento inverso e cresceu durante o ano passado.

A tendência é que continue firme neste ano.

Para se diferenciar nesse mercado e conquistar um espaço de sucesso, o escritor precisa trabalhar alguns aspectos.

Neste bate-papo, vou passar quatro dicas importantes para quem tem esses objetivos.

#1 - Fique atento às plataformas de publicação. A Amazon é disparada a que mais espaço abre para os escritores, mas em 2020 outras duas gigantes se colocaram na disputa pelos autores: a Apple e a Google.

A Apple anunciou uma reformulação do seu portal para autores e passou a permitir que usuários sem o Mac possam publicar ibooks.

Do mesmo modo, o Google disponibilizou na Google Play uma interface mais analítica de publicação, que deve facilitar as vendas.

Então a dica é estudar bem as plataformas e de repente escolher outra em vez da tradicional para ganhar mais oportunidades.

#2 – Invista em ebooks como opção de leitura principal. O que isto significa? Nada mais do que focar no público para quem quer vender.

Durante o ano passado, uma grande quantidade de leitores optou por ler o livro digital por duas razões: é mais prático, barato e acessível e não precisa de contato físico externo, já que a contaminação se alastra.

A tendência, segundo Mark Leslie, editor do mercado do livro internacional, é de que essa preferência permaneça depois da vacinação e do retorno à normalidade ou quase normalidade.

#3 – Foque no mercado internacional para as vendas dos seus ebooks. Os países europeus, sempre tradicionais em seus hábitos de compra de livros, passaram a consumir mais do mercado externo e o Brasil é a bola da vez.

O escritor precisa pensar em tradução, sobretudo para o mercado alemão, francês, italiano e espanhol para vender mais.

Os europeus estão aderindo aos livros digitais exatamente pelo mesmo motivo dos brasileiros: o custo e a praticidade e a desnecessidade de contato físico.

#4 – A última dica é escreva séries. Pesquisas do mercado internacional do livro revelam que os livros que retratam séries são mais vendáveis e garantem mais retorno financeiro para os seus autores.

A razão é que o leitor quer mergulhar em histórias longas e que prendam a sua atenção. Escolher um novo livro dá trabalho. Melhor então é ficar na mesma história, se ela está empolgante e foi bem construída.

 

 

Anote isto

De segunda a sexta-feira você encontrará um artigo novo neste espaço sobre escrita criativa, literatura, filmes e livros em geral.

Imagem da Galeria Grandes plataformas querem disputar o mercado da Amazon
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 (19) 97823-9494
 contato@eloydeoliveira.com.br